WORKSHOP SAÚDE EMOCIONAL COM AUDITORES FISCAIS DO RN




AUDITORES PARTICIPAM DE WORKSHOP

“O que você tem feito por si mesmo?” foi o tema do workshop sobre saúde emocional promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern) em parceria com a Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do RN (Asfarn), nessa última sexta-feira, 13.

Participaram do evento cerca de 40 (quarenta) auditores fiscais e contou com a abertura do psicólogo e também auditor fiscal Juarez Cavalcante. Em sua breve apresentação firmou como prioridade o contexto social em que a humanidade está inserida, tais como: desordem social, o valor da vida e o vazio emocional. Frisou os desamparos com as crianças, principalmente, nos seus sete primeiros anos de vida “momento em que as crianças desenvolvem seu caráter”, explicou o psicólogo.

Como maneira de interação com o público, as psicólogas Vivyanne Farias e Maria Lúcia Pinheiro, distribuíram um questionário em que cada um teria que se auto-avaliar. Depois desse processo de descobrimento de sua saúde emocional, a palestra recomeçou com a definição do mesmo. O tripé da saúde emocional se baseia no equilíbrio, homeostase e resiliência.


Para manter o equilíbrio é necessário que tudo esteja no mesmo nível, “os extremos não são saudáveis”, afirma Maria Lúcia Pinheiro. Já a homeostase é um mecanismo de regulação do nosso organismo e a resiliência é um conceito físico em que o organismo tem a capacidade de sofrer uma grande pressão e depois voltar ao seu estado normal.

E quando não levamos em conta todos esses pré-requisitos para se ter uma boa saúde emocional, o que acontece? “Temos uma tendência a desenvolver comportamentos anormais como atitudes extremadas e vícios, doenças como gastrite nervosa e dores de cabeças crônicas e problemas psicológicos como ansiedade e síndrome do pânico”, afirma à psicóloga Vivyanne Farias.

“Os temas abordados no I Workshop de Saúde Emocional são de grande importância para todos nós. Ás vezes, esquecendo desse lado espiritual, ficamos muito presos a ponderar apenas no lado operacional de nossas vidas e quase não paramos para observar fatos simples que melhoram o nosso dia-a-dia. O evento foi um sucesso e, certamente, nos conduziu a uma maior reflexão de nossas vidas”, afirmou Marleide Carvalho – Presidente do Sindicato.

Fonte: http://www.sindifern.org.br/

Um comentário:

Maria Lúcia Pinheiro disse...

Queridaaa, ainda quero minhas aulas sobre blogs! Estou adorando o seu. Acrescentei um gadgest com um link do meu para o seu. Se lembre de alterar o endereço do blog da Sentire, estamos no www.clinicasentire.blogspot.com, ok? bjos! Parabéns pelo seu blog, está muito bom.