O QUE É PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL


Por Vivyanne Farias

O modo como as pessoas percebem e interpretam suas experiências influencia significativamente como se sentem e se comportam na vida. É assim que estruturamos nossas vivências.


O que é a Terapia Cognitivo-comportamental?

É uma abordagem inovadora, eficaz e de grande credibilidade, sendo hoje um dos modelos de intervenção psicoterápica de maior destaque. Representa uma mudança teórica no entendimento e no tratamento de transtornos emocionais.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) recebeu essa denominação porque considera os pensamentos, emoções e comportamentos fundamentais para a compreensão do ser humano.

Na TCC são definidos objetivos claros especificados de acordo com os problemas e questões trazidas pelo cliente. Possui a finalidade de corrigir erros específicos do pensamento, desenvolvendo soluções práticas para produzir mudanças, em comportamentos que trazem sofrimento. Por este motivo, a TCC requer uma postura ativa do cliente para desenvolver alternativas mais saudáveis e adaptativas.

Características

· Objetiva

· Colaborativa

· Educativa

· Estruturada

· Orientada para o presente

· Preocupada com a efetividade e manutenção de resultados

· Compromisso científico

Compromisso Científico

A pesquisa e a prática clínica mostram que a terapia cognitiva oferece resultados promissores na redução de sintomas e taxas de recorrência em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos. Além disso, possui o compromisso perene de estudo e aprimoramentos de suas intervenções, evidenciando avanços contínuos.

Usos mais freqüentes

Transtornos de ansiedade (pânico ,fobias, TOC, síndrome do pânico, ansiedade social, ansiedade generalizada...), alimentares (bulimia, compulsão alimentar, anorexia...),estresse, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, transtorno bipolar, distimia, transtornos de personalidade, dependências químicas, dentre outros.

Um comentário:

henrique disse...

Muito Bacana Vivyanne
Parabéns... adorei todas as postagem que li.....

Parabéns
Bjs